Superdotados: Quem são eles?

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Hoje comemoramos o Dia Internacional da Superdotação, mas quem são os superdotados? Onde eles estão?

Casos de superdotação e altas habilidades independem de raça, sexo, idade ou classe social, mas podem ter um fator genético bastante relevante. Não é incomum que pessoas com altas habilidades tenham pais e irmãos com os mesmos traços.

Quando pensamos nesses casos, logo nos vem a imagem de um Einstein ou de algum outro supercientista completamente acima da média. Mas não só as altas habilidades podem se manifestar em diferentes áreas do saber e da expressão humana como também não precisam ser algo tão raro e distante assim. Existem mais casos do que imaginamos. Mais ainda: não necessariamente altas habilidades acompanham um indivíduo desde que nasce até o momento em que morre. Uma habilidade, se não cultivada, pode se perder ao longo da vida, ou mesmo se manifestar quando a pessoa já está mais madura, como foi o caso da artista plástica Tomie Othake, que começou a pintar com quase 40 anos e se destacou quando estava com cerca de 50.

Uma definição de indivíduos com altas habilidades e superdotação seria a de uma pessoa que tem muito potencial em áreas gerais ou específicas, como cognição, artes ou liderança, apresentando capacidade acima da média, criatividade e motivação.

Apesar disso, crianças e adolescentes com altas habilidades estão entre aqueles que têm necessidades especiais. A maior dificuldade que enfrentam é o fato de que a educação convencional pode ser pouco estimulante e bastante frustrante pra eles. E se professores e familiares não estiverem atentos, isso pode resultar em problemas emocionais e de relacionamento. Além disso, as habilidades e a capacidade intelectual são independentes do amadurecimento emocional, e pode haver uma discrepância grande entre ambos, causando um descompasso importante.

Ao desconfiar que uma criança ou adolescente do seu entorno se enquadre neste perfil, é importante deixar de lado o romantismo de achar que tudo serão flores na vida dela. É necessário oferecer condições para que ela se desenvolva de forma saudável, buscando ajudá-la a desenvolver seus talentos e a solucionar seus conflitos. Isso pode ser feito por meio de acompanhamento psicológico, atividades extracurriculares, engajamento em projetos desafiadores, acordos de atividades extra com os professores e até um avanço no ano escolar quando necessário. Cada caso é um caso e existem grupos e profissionais especializados neste segmento que podem ajudar muito neste processo.

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