Irmãos Neto: Pode ou não pode?

Foto de divulgação de Luccas e Felipe Neto, por Rodrigo Lopes

Foto de divulgação de Luccas e Felipe Neto, por Rodrigo Lopes

O melhor jeito de evitar o acesso do seu filho a conteúdos inadequados ainda é a supervisão, a informação e a participação ativa na vida dele.

O YouTube, por exemplo, tem controles parentais, como o Modo Restrito, que serve para bloquear conteúdos inapropriados para menores de 18 anos, e disponibiliza ainda a versão Kids, que limita o acesso ao conteúdo da plataforma de maneira mais rigorosa.

No caso dos irmãos Neto, é bacana saber distinguir o conteúdo e o público de cada um. O conteúdo de Felipe Neto, por exemplo, não é voltado para o público infantil, mas para jovens. E você pode encontrar a classificação indicativa de idade nos vídeos considerados inadequados para crianças. Já o conteúdo de Luccas Neto é inteiramente voltado para o público infantil, com uma equipe inteira trabalhando nisso. O canal é liberado para todas as idades, podendo ser acessado inclusive pelo YouTube Kids. Ah, e vale lembrar que a famosa imitação de foca na banheira de Nutella é anterior à decisão de Luccas de se especializar no conteúdo voltado para crianças.

Alguns vídeos de Felipe Neto com classificação indicativa

Alguns vídeos de Felipe Neto com classificação indicativa

Mesmo assim, pode ser que você ainda ache que o conteúdo produzido pelos irmãos Neto é inadequado para o seu filho. E é aí que entra a necessidade de uma participação mais ativa, o que implica em reservar um tempo para assistir com ele os vídeos que ele gosta. Este, aliás, pode ser um programa bem gostoso de se fazer em família, principalmente naqueles dias em que você está exausto do trabalho, mas não quer deixar de dar atenção para as crianças.

Descrição do canal de Luccas Neto, indicando classificação livre

Descrição do canal de Luccas Neto, indicando classificação livre

O olhar atento dos pais é muito importante, porque até os conteúdos considerados inofensivos e liberados podem ser bastante questionáveis. É o caso do canal infantil Bel para Meninas, que recentemente foi denunciado em uma postagem do Twitter. A enorme repercussão da denúncia resultou na investigação da família da menina pelo Ministério Público em função de condutas da mãe consideradas abusivas em relação à filha mais velha, Bel. No canal havia vídeos em que a mãe fazia pegadinhas com a filha, como dizer que ela era adotada ou a fazer beber um smoothie de peixe até vomitar - entre outras formas de exposição. Dificilmente os pais perceberiam isso se não houvesse denúncia ou se não estivessem acompanhando o que os filhos assistem mais de perto.

Resultado de uma busca recente do canal Bel para Meninas

Resultado de uma busca recente do canal Bel para Meninas

Assista junto, dê risada, comente, critique, deixe claro o que você gosta e o que não gosta. Daí, além de estar dedicando tempo e demonstrando interesse genuíno pelo seu filho, você vai poder liberar ou proibir sabendo exatamente o que está fazendo. Porque ninguém é melhor do que você pra saber o que está alinhado com os seus valores e os valores que você quer passar para o seu filho. E pode ter certeza de que, sendo assim, as crianças vão levar muito mais a sério suas decisões.

Anterior
Anterior

Superdotados: Quem são eles?

Próximo
Próximo

Você sabe o que é TDAH?