Frases inspiradoras sobre educação e filhos

Quem não precisa de um pouco de inspiração de vez em quando?

Nosso caminho não é linear, temos altos e baixos, derrotas e conquistas. E, nas horas em que estamos desanimados ou perdidos, sempre podemos recorrer a palavras e ideias que nos inspirem, consolem, acolham, esclareçam.

Esta é a intenção deste post: reunir citações inspiradoras de autores que podem ou não ser conhecidos pela maior parte das pessoas. Elas falam sobre aprendizado, relação entre pais e filhos, inclusão e esperança.

Espero que vocês gostem e se sintam tocados pelo conteúdo que vão encontrar aqui.

Sobre aprender

“Conhecer é pensar relações.” Frase de Suelly Cecília Limongi, em Avaliação psicopedagógica da criança de zero a seis anos

“Conhecer é pensar relações.” Frase de Suelly Limongi, em Avaliação psicopedagógica da criança de zero a seis anos

Prestar atenção nas coisas e guardar informações na memória são pré-requisitos para o aprendizado, mas não são o aprendizado propriamente dito. Só aprendemos quando associamos as novas informações que adquirimos ao conhecimento que já tínhamos anteriormente e criamos links entre eles.

Por isso muitas vezes você decorou informações para uma prova, conseguiu tirar uma boa nota, mas pouco tempo depois tudo já tinha sumido da sua mente. Aquelas informações ficaram soltas, sem nenhuma associação que parecesse significativa para o seu cérebro e não foram retidas, não se tornaram conhecimento.

Por isso é tão importante dar às crianças a oportunidade de explorar, conhecer diferentes lugares, ter diferentes experiências, experimentar o mundo por meio de todos os sentidos: ouvir música, mexer com terra, contar históras, cozinhar, passear, brincar, desenhar...

Pra completar, coloque nisso tudo um dos melhores enraizadores de memórias: o afeto. E... voilà! Muito conhecimento e aprendizado se constroem!

albert-einstein-criatividade

“A criatividade é a inteligência se divertindo." Frase de Albert Einstein

Não subestime a criatividade. Além de ser um ótimo estímulo para o cérebro e alívio para a alma, ela é um recurso importante na hora de solucionar problemas e fazer planejamentos.

Frase de Nádia Bossa, uma das maiores referências em psicopedagogia no Brasil

"Eu creio firmemente que, hoje, no atual momento histórico, fazer psicopedagogia é ensinar a pensar. Não é ensinar a aprender, é ensinar a pensar. Ensinar a pensar é mais do que ensinar a aprender. Porque ensinar a pensar implica em adquirir uma autonomia intelectual que me torna uma pessoa menos permeável às influências externas, me torna uma pessoa mais coerente, me torna uma pessoa mais inteligente. O pensamento rege tudo, ele rege as nossas condutas.”

Nádia Bossa, em vídeo para sua página oficial no Facebook, no dia 26 de fevereiro de 2020

Frase da educadora suíça Constance Kamii

Frase da educadora suíça Constance Kamii

“Nós defendemos o desenvolvimento como objetivo pedagógico, porque é a única maneira pela qual os indivíduos se tornam inteligentes, autônomos, mentalmente sãos e possuindo senso moral.”

Constance Kamii, em A teoria de Piaget e a educação pré-escolar

Educação não é só transmissão de conteúdo. Nem acúmulo de conhecimento é garantia de sucesso na vida. Quando pensamos no desenvolvimento de crianças e adolescentes, não podemos perder de vista a autonomia, o equilíbrio emocional e a formação moral. Só assim poderemos ajudá-los a se tornarem pessoas boas para si mesmas e para o próximo.

“Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender”: frase de Paulo Freire, educador brasileiro que é referência me todo o mundo

“Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender”: frase de Paulo Freire, educador brasileiro que é referência me todo o mundo

O tempo passou, mas seu legado ainda ecoa, gera discussões e transforma pessoas.
Que nós consigamos cada vez mais seguir os seus princípios e tratar a educação com todo o carinho, respeito e seriedade que lhe são próprios.
Viva Paulo Freire!

Sobre esperança e otimismo

“É preciso ter esperança otimista na vida", a última invariante pedagógica de Célestin Freinet

“É preciso ter esperança otimista na vida", a última invariante pedagógica de Célestin Freinet

"É preciso ter esperança otimista na vida" é a última das "invariantes pedagógicas" do educador francês Célestin Freinet (1896-1966). Ele dava esse nome a esses princípios porque os considerava valores inegociáveis para a educação, não importava o tempo ou o lugar.

Ao longo de sua vida, Freinet passou por duas guerras mundiais e por todas as consequências que elas trouxeram para a segurança física, emocional e econômica das pessoas. Mesmo assim, seguiu acreditando na importância de investir na formação das crianças, a esperança de um mundo melhor para si mesmas e para o próximo.

O sofrimento existe e precisa ser olhado, respeitado, pensado, comunicado. Mas a esperança também deve estar lá sempre, nos guiando, consolando e impulsionando.

Trecho da canção “Anthem", de músico canadense Leonard Cohen (1934-2016)

Trecho da canção “Anthem", de músico canadense Leonard Cohen (1934-2016)

"Ring the bells that still can ring. / Forget your perfect offering. / There is a crack, a crack in everything. / That's how the light gets in."

Trecho original em inglês de “Anthem", de Leonard Cohen

Sobre pais e filhos

“O problema de uma pessoa a quem faltou amor é que ela não sabe como ele é. Então é fácil se enganar, ver coisas que não estão lá", frase da personagem Alyssa, na série The End of the F***ing World

“O problema de uma pessoa a quem faltou amor é que ela não sabe como ele é. Então é fácil se enganar, ver coisas que não estão lá", frase da personagem Alyssa, na série The End of the F***ing World

The End of the F***ing World, série inglesa baseada na história em quadrinhos homônima, escrita pelo quadrinista americano Charles Forsman, não é das mais digeríveis. É uma história de humor ácido sobre dois adolescentes, James e Alyssa, que têm histórico familiar muito difícil e que se envolvem de forma bastante tortuosa, correndo riscos e encontrando um no outro sustento para o amadurecimento emocional.

Quando estava assistindo à segunda temporada, fiquei muito impactada por essa frase de Alyssa, num dos seus raros momentos de empatia, ao comentar sobre outra personagem, que havia se envolvido num relacionamento extremamente abusivo.

Isso me fez pensar no quanto é importante dar amor genuíno aos nossos filhos, demonstrado tanto com palavras quanto com ações concretas, não só pra romper ciclos de abuso como também para criar um ambiente afetivamente saudável para todos nós.

Frase do psiquiatra americano Daniel Siegel

Frase do psiquiatra americano Daniel Siegel

“Conforme as crianças se desenvolvem, seus cérebros ‘espelham’ o cérebro de seus pais. Em outras palavras, o crescimento e o desenvolvimento dos pais, ou a falta deles, impactam o cérebro da criança. Conforme os pais se tornam mais conscientes e saudáveis emocionalmente, seus filhos colhem as recompensas e se tornam saudáveis também. Isso significa que integrar e cultivar seu próprio cérebro é um dos presentes mais amorosos e generosos que você pode dar para seus filhos.”

Daniel Siegel, no livro O cérebro da criança

Frase de Sigmund Freud, pai da psicanálise

Frase de Sigmund Freud, pai da psicanálise

"Os pais que tiverem em si a experiência da análise, e devem muito a ela, além de lhe deverem compreensão interna (insight) das falhas havidas na sua própria educação, tratarão seus filhos com melhor compreensão e lhes pouparão muitas coisas de que não foram poupados."

Sigmund Freud

rubem-alves-filhos

Frase do escritor mineiro Rubem Alves (1933-2014), na crônica “Para educar um filho".

“No curto espaço da infância, há apenas uma coisa a ser feita: viver com eles, viver gostoso com eles. Sem currículo. A vida é o currículo. Vivendo juntos, pais e filhos aprendem.”

Rubem Alves, em “Para educar um filho”

Sobre inclusão

Trecho do livro Impactos da violência na escola: um diálogo com professores

Trecho do livro Impactos da violência na escola: um diálogo com professores

"Lidar com diversas manifestações da violência, sobretudo quando envolvem crianças ou adolescentes como autores ou vítimas, tem sido um desafio para os professores do nosso país e do mundo. Sabemos que boa parte da violência que ocorre no espaço escolar pode ser atribuída às representações culturais de gênero, sexo e cor de pele ou, como alguns autores denominam, de 'raça'."

Trecho do capítulo “Gênero, sexualidade e ‘raça’: dimensões da violência no contexto escolar", de Fátima Cecchetto, Fernanda Ribeiro e Queiti Oliveira, publicado no livro Impactos da violência na escola: um diálogo com professores, organizado por Simone de Assis, Patrícia Constantino e Joviana Avanci

Ambientes tóxicos são ruins para todos. Na escola em que há mais respeito e tolerância, crianças e adolescentes saem ganhando

Ambientes tóxicos são ruins para todos. Na escola em que há mais respeito e tolerância, crianças e adolescentes saem ganhando

“Os resultados indicam que escolas em que se observaram atitudes mais preconceituosas entre os alunos apresentaram avaliações mais baixas nas avaliações de matemática e português da Prova Brasil 2007."

Projeto de estudo sobre ações discriminatórias no âmbito escolar, do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), coordenado por José Afonso Mazzon

card_1x1_educacao_02.jpg

A educação é um direito básico, garantido à pessoa com deficiência (PcD)

inclusao

Frequentar estabelecimentos de ensino é direito da pessoa com deficiência (PcD), garantido pela Lei 7.853/1989

“Artigo 2o. Ao Poder Público e seus órgãos cabe assegurar às pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à previdência social, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico.

(…)

Artigo 8o.  Constitui crime punível com reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos e multa:         

I - recusar, cobrar valores adicionais, suspender, procrastinar, cancelar ou fazer cessar inscrição de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, em razão de sua deficiência".             

Lei 7.853/1989, Apoio às Pessoas Portadoras de Deficiência

card_1x1_educacao_03.jpg

É crime, passível de punição, recusar matrícula de pessoa com transtorno do espectro do autismo (TEA)

“Artigo 7o. O gestor escolar, ou autoridade competente, que recusar a matrícula de aluno com transtorno do espectro autista, ou qualquer outro tipo de deficiência, será punido com multa de 3 (três) a 20 (vinte) salários-mínimos.”

Lei 12.764/2012 Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Anterior
Anterior

Diagnóstico pra quê?

Próximo
Próximo

O que fazer com as crianças em casa?