Como histórias nos ajudam a lidar com sentimentos?

iionavirgin_unsplash.jpg.jpg

Quando você conta uma história para uma criança, não está só a entretendo e contribuindo para o seu letramento. As narrativas têm também outro papel, que é o de nos ajudar na compreensão e na organização do nosso mundo interno.

Lendo e ouvindo histórias que aconteceram com outras pessoas ou personagens, reconhecemos e aprendemos a lidar com nossos próprios sentimentos. E, compreendendo melhor nossos sentimentos, nos tornamos mais empáticos e tolerantes. Somos melhores para nós mesmos e para o outro.

Todas as emoções são importantes e devem ser olhadas com respeito e carinho. O medo, por exemplo, nos mostra que algo parece perigoso e permite que nos preparemos para enfrentar ou fugir daquela situação. A raiva é um sinal de que algo não está certo e precisamos nos defender. Já a tristeza nos mostra que perdemos algo ou alguém que era importante para nós e que precisamos nos reorganizar para seguir a partir dessa perda.

Lidar com tudo isso pode ser muito difícil, principalmente para as crianças, e as metáforas das histórias surgem como uma forma mais leve e menos direta de elaborar esses sentimentos.

Além disso, as narrativas nos convidam a repensar nossas condutas e a nos tornarmos pessoas melhores. Só é possível ser uma boa pessoa, se esforçar para isso e se defender de abusos, se você reconhece o mal. E as histórias são um lugar seguro onde tudo isso pode aparecer.

Anterior
Anterior

15 dicas para montar um cronograma

Próximo
Próximo

Dificuldade de aprendizagem X Transtorno de aprendizagem