15 dicas para montar um cronograma

memednurrohmad_pixabay.jpg

O cronograma é uma ferramenta de organização e planejamento muito utilizada para a realização de trabalhos e projetos por pessoas de todas as idades e pode ser um recurso muito útil para ajudar você e sua família a organizar os estudos das crianças.

Ajudar as crianças a se organizarem para estudar é muito importante e vai dar a elas cada vez mais autonomia e noção de responsabilidade.

Quando a escola acontecia de forma regular, mesmo que não nos preocupássemos com isso, o próprio ritmo escolar conduzia a forma como organizávamos as nossas atividades. Mas, com o ensino à distância, e agora com o ensino híbrido se desenhando, organização e autonomia nos estudos têm se tornado cada vez mais indispensáveis.

Há quem ache que rotina é uma chatice, mas, para as crianças, ela dá segurança, reduz a ansiedade e faz ela confiar mais em você, já que sabe que aquilo que vocês combinaram vai acontecer. E mesmo que nem todo o planejado seja cumprido, o cronograma serve de guia do que precisa ser feito.

Existem muitas formas de montar um cronograma e não existe um modelo que sirva para todas as pessoas. Por isso ir experimentando é uma ótima forma de conhecer melhor a si mesmo e a sua família.

Aí vão algumas dicas sobre o que levar em consideração na hora de montar um cronograma:

1. QUAL É O SEU OBJETIVO?
Por que você vai montar um cronograma? Faça uma análise da sua dinâmica atual e pense em qual é o seu propósito, seu objetivo. O que precisa ser feito para que isso aconteça? Trace suas estratégias.

2. ACEITE QUE NÃO DÁ PRA FAZER TUDO.
Taí uma verdade amarga, mas que pode poupar você de muita ansiedade e frustração. A gente deseja um monte de coisas, mas se não focar no que é prioridade, corre o risco de ficar girando em falso e deixando o que é mais importante pra trás. Spoiler: filho é prioridade.

3. SEQUÊNCIA E NÃO HORÁRIOS.
Determinar horários fixos para cada atividade pode gerar muita ansiedade. Tente pensar mais na sequência em que as coisas precisam ser feitas e em qual é a prioridade de cada dia, cada período. Por exemplo: se não der pra fazer mais nada de manhã, o que não pode deixar de ser feito?

4. CONTE COM IMPREVISTOS.
Eles são uma constante e vão bagunçar toda a sua organização e planejamento se você não contar com eles. A tentação de preencher cada horário livre com atividades é grande, mas lembre-se de deixar horários e dias livres para se reorganizar quando for preciso.

5. SEJA REALISTA.
Saiba quanto tempo você realmente leva para fazer cada atividade e leve isso em consideração. Não queira forçar a barra consigo mesmo e com a família. Isso só gera angústia e frustração.

6. RESPEITE SUA BIOLOGIA.
Respeite as necessidades do corpo: inclua sono, descanso, alimentação e atividade física no seu dia a dia. Nada de pular refeições e dormir pouco para ser megaprodutivo. Para o desenvolvimento das crianças, prestar atenção a esses aspectos é fundamental.

7. RESPEITE SUA NATUREZA.
Observe sua família e a si mesmo. Respeite o perfil e a personalidade de cada um na hora de montar o cronograma. Deixe as atividades mais complicadas e difíceis para o período em que aquela pessoa tem mais energia.

8. COMBINE SUA AGENDA COM A DO SEU FILHO.
Até que eles sejam autônomos, os compromissos do seu filho também são seus compromissos. Leve isso em consideração quando for montar seu cronograma.

9. REÚNA A FAMÍLIA.
Chame toda a família na hora de elaborar o cronograma. Isso vai dar a todos uma ideia do que precisa ser feito todos os dias e unir a todos em torno desse compromisso. Quando incluídos, os filhos sentem que compartilham das responsabilidades e que você confia na capacidade deles de cumprir com suas tarefas.

10. HORA DE ESTUDAR.
Não precisa ser um período longo, mas os estudos devem fazer parte da rotina da criança e deve haver um período do dia reservado pra essa atividade.

11. HORA DE BRINCAR.
Brincar também é prioridade na vida da criança. De preferência, inclua um tempo de tecnologia e de brincadeira junto com os filhos. Quando isso já está claro pra todo mundo, eles não precisam ficar perguntando e você não precisa ficar respondendo toda hora. Mais tranquilidade para todo mundo.

12. USE OUTROS RECURSOS.
Se o seu filho ainda não lê ou se algum membro da família tem necessidades especiais, tente utilizar outros recursos para facilitar a compreensão dele, como desenhos ou símbolos. Por exemplo, a imagem de uma criança comendo para registrar a hora do almoço ou até uma fotografia da própria criança almoçando.

13. LUGAR VISÍVEL.
Fixe o cronograma num lugar onde todos possam ver. Isso reforça o compromisso de todos com o que precisa ser feito e facilita a consulta caso alguém tenha alguma dúvida.

14. REAVALIE.
Se os objetivos ou as prioridades mudarem ou se alguma parte do planejado nunca dá certo, não é motivo para ficar se culpando. Simplesmente reavalie o cronograma para rearranjar a rotina ou cortar o que for menos importante.

15. RELAXE.
O cronograma é uma ferramenta que serve pra dar para você e sua família um parâmetro sobre o que precisa ser feito. Serve pra ajudar você e não para ser mais uma fonte de angústia. Portanto, se alguma coisa não tiver corrido como planejado, relaxe: é assim com todo mundo.

Anterior
Anterior

O lado bom dos games

Próximo
Próximo

Como histórias nos ajudam a lidar com sentimentos?