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É cada vez mais urgente que as escolas invistam em bem-estar e saúde mental e que se preparem e saibam intervir em casos de stress mental e comportamentos suicidas. Mas de que forma podem fazer isso? Aí vão algumas dicas:

  • Procurando manter um ambiente positivo e promovendo a aceitação e a celebração das diferenças, de forma que os alunos se sintam valorizados por serem quem são.

  • Evitando a pressão constante por melhor desempenho acadêmico e a classificação por desempenho. Mais vale inspirar esperança no futuro, falando sobre possibilidades de estudos e de trabalho, por exemplo.

  • Organizando atividades e compartilhando informação sobre bem-estar e saúde mental, como treinos de habilidades emocionais, sociais e de comunicação, para lidar melhor com conflitos e stress.

  • Encorajando os alunos a levarem seus sentimentos a sério, compartilhando emoções, rejeitando rótulos e possibilitando que eles e suas famílias busquem e recebam apoio emocional quando necessário.

  • Promovendo ações efetivas contra o bullying, com maior conscientização sobre empatia e com punição e acompanhamento adequados para os agressores.

  • Organizando e encorajando atividades que promovam a saúde mental dos próprios funcionários, que devem ter apoio e acesso a acompanhamento profissional quando necessário.

  • Treinando funcionários para melhorar a comunicação, lidar com situações de stress mental e reconhecer sinais de risco de suicídio. É possível desenvolver manuais com linguagem clara e ações objetivas.

  • Pesquisando e divulgando o contato de instituições de apoio e de serviços de emergência da sua região.

Se você ou alguém que você conhece precisa de ajuda, busque um adulto de confiança, um profissional de saúde mental ou ligue para o Centro de Valorização à Vida (CVV). O telefone é 188.

Fonte:

Prevenção do suicídio: Manual para professores e educadores e Preventing Suicide: Information for Teachers and Other People Working in Schools, da Organização Mundial da Saúde (OMS); e Understanding Suicide, Suicide Attempts and Self-harm in Primary School Aged Children, da Headspace.

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