Covid causa problemas cognitivos

nathandumlao_unsplash.jpg

Uma pesquisa realizada pelo Instituto do Coração (InCor) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) concluiu que a infecção por Covid-19 causa problemas cognitivos em 8 a cada 10 pessoas infectadas, seja nos que desenvolveram a forma mais grave da doença quanto nos assintomáticos.

 A pesquisa é encabeçada pela neuropsicóloga Lívia Valentin e mostra que as sequelas podem ser desde falhas de memória e dificuldade de atenção até fadiga, confusão mental e alterações do sono. A causa desses problemas seria a dificuldade de oxigenação cerebral causada pela infecção do coronavírus.

 Os números mostram que cerca de 62% dos infectados teve problemas na memória de curto prazo e cerca de 26% teve problemas com a memória de longo prazo.

 O estudo começou com a avaliação de 185 pessoas, mas já foi ampliado e pode virar referência para a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 A boa notícia é que, na maior parte dos casos, a reabilitação é possível e, quanto antes a sequela for detectada e tratada, melhores os resultados.

Anterior
Anterior

Sistema de escrita do português

Próximo
Próximo

Intervenção precoce