Benefícios da leitura para o seu filho

Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay.

Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay.

Hoje é o Dia Mundial do Livro, uma ótima oportunidade pra lembrar todos os benefícios que a leitura pode trazer para o seu filho. Vamos lá?

Deixa a criança mais inteligente
Ler exercita as habilidades ligadas ao pensamento. Lendo, a criança imagina diferentes pessoas, situações, objetos, lugares. Isso desenvolve a criatividade e o senso crítico, bem como a capacidade de reflexão e de interpretação de texto. São habilidades que fazem com que todas as matérias, sem exceção, fiquem muito mais fáceis.

Desenvolve a capacidade de expressão
Ler faz com que a criança naturalmente aumente sua desenvoltura com a própria língua, ampliando seu vocabulário e fazendo com que ela escreva, argumente e se expresse melhor.

Ajuda a desenvolver bons valores e autoconhecimento
Quando lê, a criança precisa se colocar no lugar dos personagens e acaba por imaginar o que faria naquela situação. Isso a ajuda não só a se conhecer melhor como também a se tornar mais empática. Logo, ela percebe a importância de valores como a solidariedade e a honestidade. E isso amplia seu repertório para aprender a lidar com seus próprios sentimentos.

Melhora a capacidade de concentração
A concentração é uma habilidade que pode ser desenvolvida, e a leitura é um dos recursos que podem ajudar. Quando a criança lê, ela precisa se desligar de todo o resto e focar na história que está lendo. Quanto mais se pratica, mais fácil fica e mais tempo ela consegue se concentrar.

É uma boa alternativa de diversão
A criança contemporânea não precisa viver só de tablet e videogame. Todo mundo gosta de uma boa história, e livros podem ser uma excelente opção para aquele momento em que ela precisa de um entretenimento mais tranquilo.

Ajuda a conhecer o mundo
É a velha história de “viajar sem sair do lugar”. Ler amplia nossos conhecimentos sobre o mundo, sobre os lugares, sobre as pessoas, sobre a nossa própria cultura e com isso ganhamos referências e um repertório muito maior. Quem lê fica muito mais sabido!

Anterior
Anterior

7 formas de incentivar seu filho a ler

Próximo
Próximo

Mãe azul: Como é ser mãe de uma criança com autismo?